PRESIDENTE DO SECOBESP ONLINE! VEJA O PRONUNCIAMENTO DE ERIC GARMES.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Por que não acabamos com a anonimização dos dados nas redes sociais? Conta só verificada!

Não é de hoje que acompanho com apreensão a utilização das redes sociais com o objetivo de disseminação do ódio, de Fake News e destruição de reputações de pessoas, instituições e empresas.

Isso acaba acontecendo na minha opinião em especial pela anonimização dos dados.

Muitas das vezes não é possível atribuir a responsabilidade dos atos aos responsáveis por eles praticados, pois as pessoas que estão por de traz de perfis falsos, criados única e exclusivamente com esse triste objetivo, são fakes.

Toda vez que se fala em disciplinar ou regulamentar a utilização das redes sociais, ou checagens de conteúdo, é comum ouvirmos discursos do tipo “censura”, mas creio ser necessário regulamentar a sua utilização tomando certos cuidados. Isso que me traz a reflexão e apresentar a sugestão de uma proposta de operacionalização da mesma.

Penso que a melhor forma de combate as fakes News nas redes sociais seria definitivamente acabarmos com a “anonimização” das pessoas e empresas nas redes sociais, assim cada um poderá e deverá ser responsabilizado por seus atos, comentários e disseminação de falsas notícias. Atualmente ainda existe o sentimento de que o ambiente digital é terra de ninguém, difícil de se punir os responsáveis pois estão escondidos atrás de perfis falsos.

Como fazer?

Exigir que as plataformas/rede sociais (Facebook, Instagram, Telegram, X, TikTok… etc) em território nacional sejam reponsáveis pela análise de documentação, checagem de dados pessoais, endereço, telefone e foto das pessoas fisicas e sócios das empresas na criação de uma conta.

Seria como abrir uma conta num banco por exemplo. Para abrirmos uma conta em uma instituição financeira é necessário comprovação de todos os dados, reconhecimento facial e informações logo na origem da abertura, é uma condição para se ter a conta.

Para as novas contas seria exigido essa confirmação, no entanto para as já existentes o ideal seria dar um prazo razoável para ajuste e regularização, uma vez feita mantém a conta ativa e não sendo realizado no tempo definido as plataformas bloqueiam acesso e as contas.

As plataformas devem seguir a legislação de LGPD, os dados não podem ser expostos, mas uma vez exigidos devem ser apresentados e o responsável responsabilizado pelos seus atos e ações.

Sabemos que tudo que é monitorado é melhorado, acabar com a anonimização seria uma forma de diminuirmos ou acabamos com a impunidade e consequente inibirmos as fakes News, ou, caso alguém faça algo ilegal poderá ser devidamente responsabilizado por quem foi lesado acionando nosso judiciário.

Fica como sugestão de quem quer contribuir por um Brasil melhor e mais justo.
Me coloco a disposição!

ERIC GARMES DE OLIVEIRA
Presidente SECOBESP e Empresário

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Related News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *