Insegurança dos brasileiros no emprego cai 7 pontos em novembro, revela pesquisa da ACSP

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) feita em todas as regiões do País em novembro revela que 43% dos brasileiros estão inseguros em seus empregos. Trata-se de uma queda de sete pontos percentuais em relação a outubro, quando 50% disseram estar nessa situação. Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, isso se deve à economia.
“Ainda que de maneira lenta, a economia parou de demitir e passou a contratar, conforme indicam as estatísticas oficiais. E isso vem sendo percebido pelo brasileiro”, diz Burti, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
O maior otimismo em relação ao emprego faz com que os entrevistados também fiquem mais animados com sua situação financeira futura. Questionados se acreditam numa melhora daqui a seis meses, 42% responderam que sim; em outubro, eram 39%. O presidente da ACSP acrescenta que o fator político também tem um peso para a melhora. “Passadas as eleições, as incertezas do eleitor diminuem e ele se transforma em consumidor, o que leva a boas perspectivas para o comércio no Natal”.
Cresceu a disponibilidade do brasileiro de se comprometer com compras de médio porte (eletrodomésticos), geralmente feitas a prazo. O percentual de consumidores que se declararam pouco à vontade para efetivar essas transações recuou de 62% em outubro para 56% em novembro.
A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 14 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Metodologia
O levantamento foi feito pelo Instituto Ipsos para compor o Índice Nacional de Confiança da ACSP, a partir de 1.200 entrevistas pessoais e domiciliares, realizadas mensalmente em 72 municípios no Brasil inteiro, com amostra probabilística, com cota no último estágio de s e l e ç ã o e margem de erro de três pontos percentuais, representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014).
Fonte: Segs
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *