Palestras motivacionais para funcionários: que temas abordar?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Palestras motivacionais para funcionários são uma prática comum em empresas voltadas para resultados.

Como identificar a necessidade de palestras motivacionais para funcionários?

As palestras motivacionais podem fazer muita diferença no comportamento dos funcionários. Elas são capazes de impulsionar o desempenho das equipes de trabalho e incentivar o desenvolvimento dos talentos da empresa.

Para saber se é preciso realizar esse tipo de palestra, observe como seus colaboradores têm se comportado ultimamente.

A necessidade de palestras motivacionais pode ser identificada a partir dos seguintes sinais:

produtividade da equipe abaixo do esperado;

erros de comunicação cada vez mais frequentes;

muitos conflitos e ruídos no relacionamento interpessoal;

rotina de trabalho cansativa;

falta de reconhecimento;

desinteresse no desempenho das atividades diárias;

insatisfação com a liderança;

aumento da rotatividade;

diminuição da assiduidade;

atrasos cada vez mais frequentes.

6 dicas de como organizar palestras motivacionais para funcionários

Se você tem interesse em promover palestras com foco na motivação dos seus funcionários, trouxemos aqui algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa.

1. Identifique as causas da desmotivação dos seus colaboradores

É muito importante que você identifique e avalie quais são as causas específicas da desmotivação dos seus colaboradores.

Esse deve ser o ponto de partida para orientar a abordagem e o conteúdo da palestra.

2. Defina qual é o objetivo da palestra

Que problemas específicos você espera resolver com a palestra? Qual é o objetivo desse evento?

Ao delimitar o foco da palestra, é possível ser mais certeiro ao transmitir determinada mensagem no intuito de motivar os colaboradores.

3. Saiba qual a quantidade de participantes esperados

Ao organizar palestras motivacionais para funcionários, é necessário definir a quantidade prevista de participantes.

A partir dessa definição, fica mais fácil escolher o local adequado e outros aspectos relacionados a orçamento e cronograma do evento.

4. Estabeleça o orçamento para a palestra

Quanto a sua empresa está disposta a investir na palestra motivacional? É com base no orçamento que você vai escolher os palestrantes, contratar o serviço de coffee break e arcar com outros custos que envolvem a realização desse tipo de evento.

5. Defina o cronograma do evento

Defina qual a melhor data e horário para a palestra de modo que o evento não atrapalhe a rotina de trabalho dos colaboradores.

Importante também alinhar ao calendário geral de vendas e da empresa – afinal, é menos efetivo motivar os funcionários após o período de maior demanda, por exemplo.

6. Pesquise sobre o palestrante antes de contratá-lo

Faça uma pesquisa sobre as opções de palestrantes antes de contratar esse profissional. Assista a vídeos de outras palestras, peça a opinião de outras pessoas que já participaram de alguma delas.

9 sugestões de temas para palestras motivacionais para funcionários

Além das dicas que acabamos de citar, separamos também algumas sugestões de temas para palestras motivacionais para funcionários.

Obviamente que o tema guarda-chuva é a motivação. Porém, você pode dar diferentes enfoques à palestra sem perder de vista a intenção inicial que é motivar os colaboradores.

As suas palestras podem ter os seguintes temas:

Inteligência emocional;

Importância do trabalho em equipe;

Comunicação não violenta;

Mediação e solução de conflitos;

Cultura e valores organizacionais;

Como identificar e explorar seu verdadeiro potencial no trabalho;

Como se organizar e estabelecer prioridades;

Engajamento com as metas;

Como superar desafios pessoais e profissionais.

Uma palestra motivacional é o que o seu time precisa?

Bom, agora que você já sabe como organizar palestras motivacionais para funcionários e quais temas sugerir, realize esses eventos na sua empresa e melhore o desempenho dos seus colaboradores.

Palestras motivacionais são uma importante ferramenta de engajamento dos colaboradores, mas existem outras formas de fazer isso, principalmente na área de vendas.

Uma equipe motivada é muito importante, mas o que fazer depois que ela já estiver pronta para se tornar uma equipe de alta performance? Prepare-se para isso aprendendo:

Aparas de ser visto como amigo de todos;

A escutar de verdade sua equipe;

A ter um pensamento crítico e objetivo;

Delegar a tarefa certa para a pessoa certa.

E muito mais.

Fonte: Agendor

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *