Pesquisa realizada a pedido da ABECS e do Banco Central mostra que a maneira como as informações estão distribuídas na fatura pode confundir o consumidor ao realizar o pagamento
Este ano, o Natal deve ser promissor: segundo estimativas da FecomércioSP, a data deve ter a maior cifra registrada desde 2013. A projeção de receita da entidade é de R$ 65,14 bilhões em dezembro, 4% a mais do que no ano passado. Nesse cenário, o cartão de crédito é um aliado importante para garantir que as compras de fim de ano sejam realizadas – mas será que os consumidores conseguem entender totalmente os encargos que pagam quando a conta chega?
Uma pesquisa realizada pela Minsait, empresa de transformação digital da Indra, mostra que não. Na prática, o excesso de informações e a complexidade de conceitos como taxas e encargos dificulta o entendimento do consumidor sobre os valores a serem pagos. Com o objetivo de identificar melhorias na comunicação no processo de pagamento dos cartões, a consultoria fez uma análise em grupos com consumidores de todo o Brasil e listou os principais pontos a serem melhorados pelas instituições do setor.
Um exemplo desse trabalho é a conclusão de que os consumidores acham a disposição das informações confusa e têm dificuldade para entender termos financeiros como juros expressos em porcentagem – preferindo ver valores absolutos, pois dessa forma conseguem ter uma noção real das quantias a serem pagas.
“A fatura do cartão de crédito é uma fotografia em uma determinada data de corte e as entidades deste mercado precisam refletir sobre a efetividade deste canal no processo de educação financeira do cliente. Hoje as instituições possuem diversos canais de relacionamento (Internet, aplicativos, entre outros) que podem ajudar o consumidor a gerenciar suas finanças de maneira mais eficaz”, afirma Oscar Pettezzoni, Diretor Executivo e Líder de Serviços Financeiros da Minsait no Brasil.
Com o objetivo de ajudá-las nessa reestruturação, a consultoria traz cinco grandes pilares que devem ter em mente durante esse processo: Relevância, Transparência, simplicidade, organização e objetividade. Isso pode se traduzir em ações práticas que vão impactar o consumidor de maneira positiva, como:
apresentar a dívida em valores absolutos e não em percentual;
mostrar informações de maneira estruturada por blocos,
clareza nas alternativas de pagamento (caso o valor total não possa ser pago) e
informações organizadas a respeito do consumo por segmento.
Os resultados foram obtidos com base em pesquisa com brasileiros de 25 a 45 anos em cinco regiões brasileiras com base nos seguintes requisitos: pessoas que pagaram integralmente todas as faturas nos últimos 6 meses; que pagaram o mínimo ou nada em pelo menos três faturas; e que pagaram o mínimo ou nada em uma ou duas faturas.
“Mesmo de maneira complexa, é importante destacar que o cartão de crédito é o único produto de crédito que envia uma fatura detalhada mensalmente. Outras modalidades como cheque especial, consignado, financiamento de veículos não emitem esse tipo de informe e, portanto, não têm esse elo tão frequente de monitoramento por parte do consumidor. Portanto, o mercado deve avaliar a efetividade da fatura não só como um demonstrativo mensal, mas sim como uma oportunidade de melhorar o relacionamento com o cliente, ajudando-lhe em termos de orientação e educação financeira”, finaliza Pettezzoni.
Indra no Brasil
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 6.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.
Sobre a Minsait
A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.
Sobre a Indra
A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2017, a receita da Indra foi de 3.011 milhões de euros, conta com 40.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.
Fonte: Segs